Casamento Civil gratuito: Como conseguir

O casamento é um sonho de alguns casais apaixonados, mas nem sempre se tem dinheiro para organizar um casamento em uma igreja e dar aquela festa enorme, cheia de comes e bebes. No entanto, por fala de dinheiro, os casais passam a morar juntos sem ser casados de fato. Nos dias de hoje existem algumas formas de casar sem gastar, como por exemplo, temos o contrato de união estável, o que antes era chamado de amasiado, hoje se pode dizer que a união estável já faz parte do estado civil dos brasileiros e é reconhecido. Mas ainda sim, algumas pessoas sonham com o documento de casamento e por esse motivo, vamos dar dicas de como fazer um Casamento Civil Gratuito.

casamento-civil-gratuitoCasamento Civil Gratuito

Dependendo da região, um casamento no civil custa em média 300 reais, porém quando o juiz de paz tem que se deslocar de uma região para a outra, esse valor pode chegar ao triplo. No entanto, dá para casar no civil de graça, mas poucas pessoas sabem que isso é possível aqui no Brasil, mas o casamento gratuito no civil faz parte da lei que está prevista no artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não tem condições financeiras para arcar com as despesas de um casamento civil, porém desejam se casar de acordo com as leis dos homens.

casamento-civilÉ muito simples de conseguir casar gratuitamente em um cartório civil. Basta que os noivos providenciem uma “Declaração de Hipossuficiência”. Essa declaração nada maios é do que uma declaração de pobreza e está disponível no próprio cartório. No entanto, essa declaração não precisa ser um documento formal, inclusive pode ser escrita de próprio punho, porém nesses documentos, as informações que estão contidas, devem ser verdadeiras. Nos cartórios, pode ser encontrado o formulário para ser preenchido de forma de facilite o casal.

O Cartório não pode pedir o comprovante de renda, porém é dever do casal não omitir a verdade sobre suas condições financeiras. É muito simples, basta chegar ao Cartório com a Declaração de Hipossuficiência e registrar o documento. Se caso o Cartório apresentar dificuldades quanto a aceitação desse documento, procure a Defensoria Pública para resolver sua situação ou então faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça de sua cidade.

como-conseguir-um-casamento-civil-gratuitoDocumentos para o casamento civil gratuito

Para casar no civil, é preciso levar toda a documentação necessária juntamente com a Declaração de Hipossuficiência. Os documentos necessários são: RG, CPF e comprovante de residência de ambos os noivos. Para noivos com mais de 18 anos, é preciso à certidão de nascimento e duas testemunhas. Para noivos divorciados é preciso levar a cópia autenticada da Certidão de Casamento anterior e da averbação do divórcio. Em caso de noivos viúvos, levar a cópia da Certidão de Casamento anterior e da Certidão de óbito do cônjuge.