Como fazer Mini Wedding: 6 dicas perfeitas

Quando o assunto é casamento geralmente pensamos em grandes festas, muitos convidados, buffet dos mais caros para compor um momento inesquecível. Uma forte tendência é oferecer um mini casamento, o que seria o tão falado Mini Wedding. Uma cerimônia realizada para até 100 convidados (geralmente menos), o Mini Wedding é uma solução para quem quer fazer algo inesquecível mas para um grupo seleto de amigos e familiares.

Como fazer Mini Wedding

Esse novo estilo de casamento tem sido solução também para quem quer gastar menos com a tão sonhada festa de casamento, sem deixar de viver o momento dos sonhos. Escolher os convidados mais íntimos, selecionar um espaço menor e mais acolhedor, descomedir-se da decoração, todos esses fatores farão da cerimônia de casamento um momento mais que especial.

Como fazer Mini Wedding

1 – Seleção dos convidados: o primeiro passo para fazer um belo Mini Wedding e talvez o principal, por aqui será definido se o casamento de fato será um mini casamento, é fazer a lista de convidados. Começando pelos principais convidados que são os pais e familiares, e partindo para os amigos mais íntimos inclusive aqueles que fizeram parte da história do casal, o importante é selecionar realmente os mais chegados. E

ssa lista seleta de convidados faz com que todos se sintam especiais, por fazer parte da cerimônia. Uma ideia é aproveitar os poucos convidados para entregar os convites pessoalmente, em mãos.

2 – Escolha do Local: uma grande vantagem de fazer um Mini Wedding é adaptar a cerimônia à diversas opções de locais. Definida a quantidades de pessoas, escolher o local vai depender do estilo do casal, da orçamento disposto, da proximidade das convidados, etc.

O interessante é que nesse padrão de casamento o casal pode escolher um restaurante ou bistrô que fez parte da sua história, por exemplo. Fazendas e campos abertos ficam muito bem decorados quando limitados a um espaço menor. Para aqueles que não querem fugir da tradicional igreja, vale escolher uma daquelas igrejinhas pequenas e acolhedoras, que ficarão lindas se bem decoradas. Inclusive algumas igrejas oferecem um salão próprio para recepção dos convidados.

3 – Fotógrafo: um Mini Wedding pode ser bem mais econômico pela quantidade de convidados e pelas diversas opções de locais para realização da cerimônia. Mas um fato que deve ser levado em consideração é que a lembrança deste dia especial será registrada através de fotos. Não economize com a contratação do fotógrafo, aqui todo investimento vale a pena.

4 – Decoração: Quando o local para realização do mini wedding é escolhido já se tem em mente o estilo de casamento que será realizado. Uma decoração mais clean, com muitas flores ou até mesmo vintage. O importante é definir um estilo de decoração e torná-la única.

Para deixar o ambiente mais personalizado e único, vale inserir objetos do próprio casal e que remetem a sua história, como objetos de viagens que fizeram juntos ou fotos de momentos especiais.

5 – Bolo: Seja grande ou pequena a cerimônia de casamento, o bolo não precisa ser do tamanho da recepção. Investir no bolo de casamento é sem dúvidas essencial. Dos mais modernos como os nakeds cakes aos mais tradicionais com vários andares de bolo, a cerimônia não será completa se não apresentar um lindo bolo com os noivinhos no topo.

É importante escolher com antecedência algumas opções de boleiras e realizar as experimentações antes da escolha. Este é um momento que o casal pode curtir juntos, antes da cerimônia. Uma dica é aproveitar que a cerimônia é mais restrita e servir o bolo com champanhe para todos os convidados.

6 – Docinhos: Como toda festa de casamento os docinhos não podem faltar. Para uma cerimônia simples vale investir em docinhos mais comuns, como os famosos cupcakes, ou até mesmo mini tortinhas de chocolate ou frutas. Uma opção é servir os doces como uma sobremesa mesmo, em taças individuais, já que o número de convidados é reduzido. Para as cerimônias mais sofisticadas, vale investir em mini brownies, bombons decorados, saladinhas de frutas, mini tortinhas e camafeus.

É importante que os docinhos conversem com a decoração da cerimônia também. Por último e não menos importante, todo casamento seja ele grande ou pequeno, simples ou sofisticado, não pode deixar de ter um delicioso bem-casado.