Significados de cada ano de casamento

Quando comemora-se um ano de casado, há uma boda significativa, assim como para cada ano juntos há uma boda diferente. Na verdade a boda de casamento é uma comemoração ao tempo de união do casal e a cada boda, renovam-se as promessas que foram trocadas entre o casal no dia do casamento. Para quem deseja saber os Significados de cada ano de casamento, trouxemos algumas informações muito interessantes.

lista-de-bodas-de-casamento

Significados de cada ano de casamento

As bodas são comemoradas sempre na data em que o casal oficializou a união e para cada ano, como já dissemos, é uma boda diferente e com isso, há um material representativo para nomear esse período. A palavra boda vem do latim e significa “vota” que traduzindo, se trata de “promessa”. É comum falamos em bodas no plural, pois se tratam de mais de um voto matrimonial que foi feito no dia do casamento.

Algumas pessoas não dão tanta importância aos anos de casados em relação a comemoração das bodas, pois como já dissemos, cada ano há um tipo de material diferente para comemorar as bodas. No ocidente é comum festejar as bodas de prata que são de 25 anos de casados e as bodas de ouro que são de 50 anos de casados.

Os católicos geralmente comemoram as bodas com uma renovação de votos na igreja. Essas comemorações tiveram origem na Alemanha onde era costuma oferecer aos casais uma coroa de prata ao completarem 25 anos e uma coroa de ouro ao completarem 50 anos. Mas chega de falar tanto e vamos aos significados de cada ano de casamento.

bodas-de-casamento

Nomes das bodas

Para quem ainda não conhece o nome de cada uma das bodas, poderá verificar a lista que trouxemos.

01º – Bodas de Papel
02º – Bodas de Algodão
03º – Bodas de Couro ou Trigo
04º – Bodas de Flores, Frutas
05º – Bodas de Madeira ou Ferro
06º – Bodas de Açúcar ou Perfume
07º – Bodas de Latão ou Lã
08º – Bodas de Barro ou Papoula
09º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim
15º – Bodas de Cristal
20º – Bodas de Porcelana
25º – Bodas de Prata
30º – Bodas de Pérola
35º – Bodas de Coral
40º – Bodas de Esmeralda
45º – Bodas de Rubi
50º – Bodas de Ouro
55º – Bodas de Ametista
60º – Bodas de Diamante
65º – Bodas de Platina
70º – Bodas de Vinho
75º – Bodas de Brilhante ou Alabastro
80º – Bodas de Nogueira ou Carvalho
85º – Bodas de Girassol
90º – Bodas de Álamo
100º – Bodas de Jequitibá

significado-bodas-de-casamento

Veja que para os 20 primeiros anos de casados, há uma boda diferente, depois passa a comemorar-se apenas de 5 em 5 anos. Quanto mais tempo o casal permanece unido, maior é a importância do material representativo da boda e tudo isso tem um significado, pois quanto mais um casal permanece junto, a relação vai se fortalecendo cada vez mais e sendo valorizada pelo mesmo.